Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos


Em todos os anos, realizamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos desde o domingo da Ascensão ao de Pentecostes. Este ano, portanto, a semana que estamos iniciando. O texto para animar as reflexões e orações da semana deste ano, redigido pelas Igrejas cristãs de Malta e Gozo, trata sobre a quest~o dos migrantes. Tem como tema: “Gentileza gera gentileza”, inspirado no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 28, versículo 2 (“Trataram-nos com gentileza”). O texto desenvolve 8 temas, um em cada dia: Reconciliação, iluminação, esperança, confiança, fortalecimento, hospitalidade, conversão e generosidade.

Oração da Semana

Acendemos grandes fogueiras! Nas noites da Humanidade, Nas noites do frio, da umidade, Nas noites da rejeição, da exclusão, Nas noites das nossas divisões, das nossas intolerâncias... Acendemos grandes fogueiras! Para dissipar as trevas e aquecer o frio das noites, Para acolher migrantes, refugiados, sem teto, sem casa, Para vivermos em comunhão ao redor da mesma luz, Para orarmos juntos a nosso Deus Uno e Trino. Deus da gentileza que se antecipa, Deus das mãos que acendem fogos, Deus das mãos que acolhem, que partilham, Deus das mãos que cuidam, que juntam, Que tua gentileza desperte nossas gentilezas, Para que, na Humanidade inteira, “Gentileza gere gentileza!”


Desde 1926, as Igrejas Cristãs Ecumênicas realizam uma semana de oração pela sua unidade. Nos países do hemisfério norte, é realizada de 18 a 25 de janeiro, culminando com a festa da conversão de São Paulo. Nos países do hemisfério sul, é realizada na semana da Ascensão do Senhor ao Pentecostes. Neste ano, deste domingo ao próximo, dia 31. Os textos para esta semana de oração pela unidade cristã foram escritos pelas Igrejas de Malta e Gozo e tem como tema o versículo do livro dos Atos dos Apóstolos “trataram-nos com gentileza” (18,2), no relato em que São Paulo é acolhido após um naufrágio. Ressaltando a força desta atitude, o tema da semana aqui no Brasil é “gentileza gera gentileza”. O cartaz da semana foi feito por uma moradora de rua de Porto Alegre. Apresenta mãos representando os povos formando um círculo no centro do qual está um bote com migrantes e um barco a acolhê-los, numa alusão às muitas organizações que, hoje, fazem esse trabalho de resgate no mar Mediterrâneo e em outras localidades. Corações aquecidos e pombas brancas da paz, que representam o Espírito Santo, também integram o desenho.

4 visualizações0 comentário