Orientações para a Catequese


Orientações para a continuidade da catequese

Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-Lo é uma graça,

e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa

que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher.

(Documento de Aparecida, 18)

Caros padres e catequistas,

A catequese é um dos processos mais importantes da caminhada comunitária. Diante do contexto da pandemia, acompanhamos com alegria a criatividade de catequistas na elaboração de propostas por meios virtuais, bem como a preocupação em manter o itinerário com os recursos possíveis. O Espírito de Deus “vem em socorro da nossa fraqueza” (Rm 8,26) e tem nos desafiado na assimilação desse tempo histórico sem perder a fé e a esperança.

Ao mesmo tempo, sentimos a necessidade de dar alguns passos olhando para a continuidade do percurso de educação na fé. Não dispomos de todas as respostas, mas sabemos que, se caminharmos juntos, teremos mais possibilidades de acertar. Pedimos esse esforço de comunhão diocesana, respeitando as realidades de cada paróquia e comunidade, mas sem construir caminhos destoantes. Assim indicamos:

  • 1º ano – Aos que iniciam o caminho da catequese, a importância de bem acolher e introduzir no mistério de Jesus. Com ajuda preciosa das e dos catequistas e seguindo as disposições sanitárias, pode-se retomar ou iniciar os encontros com o novo Ano Litúrgico no Advento, sendo que na noite de Natal se realizaria o rito da entrega da imagem do Menino Jesus. Em 2021, o grupo faria a continuidade do processo do 1º ano com os ajustes de encontros que serão sugeridos.

  • 2º ano – É um tempo de aprofundamento da caminhada catequética. Em várias realidades paroquiais e comunitárias, não se deixou de partilhar experiências e manter o contato com os catequizandos, embora à distância. Nesse sentido, poder-se-ia aproveitar o Advento como tempo de encontro presencial para celebrar a catequese do ano e aprofundar o tema do perdão e a realização do Sacramento da Reconciliação. Em 2021, este grupo retornaria já no processo de 3º Ano. A outra possibilidade, visto que neste ano houve poucos encontros presenciais, é desse grupo refazer todo o itinerário proposto para o 2º ano com seus tempos e ritos específicos.

  • 3º ano – A partir de outubro, com toda atenção às normas sanitárias, propor quatro encontros de formação presenciais em vista da celebração da Primeira Eucaristia que pode ser realizada, conforme a realidade, em grupos menores. Caso não haja possibilidade, organizar para que isso aconteça no início de 2021. Esse grupo seguirá depois seu itinerário de formação na vida sacramental conforme proposta para o 4º ano.

  • 4º ano – Às paróquias com celebração do Sacramento da Crisma neste ano também se indica, a partir de outubro e conforme as normas sanitárias, organizar quatro encontros de formação presenciais. Ainda, em diálogo com o bispo diocesano, ver possibilidade de agenda para uma ou mais celebrações.

Os roteiros dos quatro encontros do 3º e 4º anos serão organizados pela Coordenação Diocesana de Catequese e disponibilizados para as coordenadoras paroquiais que deverão fazer chegar às catequistas responsáveis.

Para as diversas celebrações, ter presente as “Orientações da CNBB para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia da COVID – 19”, do início de junho deste ano.

Na oportunidade, reiteramos profundo agradecimento às e aos catequistas pela disposição e serviço neste tempo. Recomendamos a continuidade do contato com os catequizandos e suas famílias através dos materiais já disponibilizados e os meios digitais: Google Meet, Zoom, Skype, Messenger, Facebook e WhatsApp, bem como, animando para acompanhar de casa as missas que estão sendo transmitidas, especialmente da paróquia de cada um.

Confiemos nosso trabalho à proteção de São José e à intercessão de Maria.

Erechim, 22 de julho de 2020

Festa de Santa Maria Madalena

Dom Adimir Antonio Mazali

Bispo Diocesano

Pe. Maicon André Malacarne Tânia Madalosso

Pároco da Paróquia N. Sra. Aparecida Coordenadora Diocesana do

Coordenador Diocesano de Pastoral Setor de Animação Bíblico-catequética

8 visualizações0 comentário