Liturgia Dominical

Tema do Domingo de Pentecostes




O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.

O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências. Na primeira leitura, Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas. Na segunda leitura, Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.


SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES

- Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz fulgente.

- Vinde, Pai dos pobres: na dor e aflições, vinde encher de gozo nossos corações.

- Benfeitor supremo em todo o momento, habitando em nós sois o nosso alento.

- Descanso na luta e na paz encanto, no calor sois brisa, conforto no pranto.

- Luz de santidade, que no Céu ardeis, abrasai as almas dos vossos fiéis.

- Sem a vossa força e favor clemente, nada há no homem que seja inocente.

- Lavai nossas manchas, a aridez regai, sarai os enfermos e a todos salvai.

- Abrandai durezas para os caminhantes, animai os tristes, guiai os errantes.

- Vossos sete dons concedei à alma do que em Vós confia:

- Virtude na vida, amparo na morte, no Céu alegria.



Aleluia. Aleluia. Aleluia

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.


EVANGELHO - Jo 20,19-23

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João


Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou Se no meio deles e disse lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser lhes ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».

2 visualizações0 comentário