JUBILEU DE OURO DA DIOCESE DE EREXIM




Jubileu de ouro da Diocese de Erexim

Por ocasião da instalação da Diocese de Erexim e início do ministério episcopal de seu primeiro Bispo, Dom João Aloysio Hoffmann, a subcomissão de divulgação elaborou um subsídio com a mensagem do Bispo, dados estatísticos e reflexões sobre Diocese.

Na edição das celebrações mensais da Palavra de Deus e no jornal Comunicação Diocesana do mês de julho e de agosto, que estarão à disposição das Paróquias a partir desta sexta-feira, 29, são retomados alguns tópicos do referido subsídio. Ele contém prefácio, mensagem de João Aloysio Hoffmann, primeiro Bispo, dados estatísticos (com atualização de municípios e paróquias) e reflexões sobre a Diocese. Nesta edição do Jornal e na das celebrações, os três primeiros itens. Nas próximas duas, a outra parte.

Aqui, são publicadas as duas primeiras partes, recuperando algo histórico.

Prefácio

Esta publicação quer comemorar a instalação da Diocese de Erexim e a tomada de posse do seu primeiro Bispo, Dom João Hoffmann.

Mas ela quer ser também um instrumento de trabalho.

Numa primeira parte, nos traz a mensagem de Dom João Hoffmann aos diocesanos.

Na segunda parte, são apresentados breves dados estatísticos sobre a diocese, para que conheçamos a nossa realidade.

E a terceira, a mais extensa, contém uma série de reflexões sobre o que é deve ser uma diocese. Estas páginas pretendem ser simples subsídios para as reflexões que poderão ser feitas em pequenos grupos, nas equipes paroquiais, nas capelas ou em outras modalidades.

O mais importante de tudo é o trabalho de reflexão, que a todos nos cabe fazer, para nos conscientizar do que significa sermos diocese.

Erexim, 1º de agosto de 1971.

Pela subcomissão de Divulgação – Pe. Demétrio Valentini.

Dom João Aloysio Hoffmann

Dados biográficos

Nascido aos 24 de junho de 1919. Natural de Joaneta, então município de São Leopoldo. Filho de Frederico Hoffmann e de Elisabete Seibel.

Fez o Seminário Menor em Santa Maria e o Maior em são Leopoldo. Ordenado Sacerdote aos 19 de dezembro de 1943, em Selbach.

Antes de ser Bispo, trabalho como cooperador em Carazinho, Pároco de Tapera, Secretário e Vigário Geral do Bispado de Passo Fundo.

Foi sagrado primeiro bispo de Frederico Westphalen aos 10 de junho de 1962, tendo lá permanecido até sua nomeação para primeiro Bispo da Diocese de Erexim.

Fonte: site da Diocese

2 visualizações0 comentário