69ª Romaria de Fátima - 2020 - Erechim - RS

Atualizado: 9 de out. de 2020




É tempo de cuidar!

Hino da Romaria de Fátima– 2020

Tema: Com Maria, cuidar da vida e da saúde

Lema:“Coragem, a tua fé te salvou” (Mt 9,22)

Pe. José Carlos Sala

C F Dm7Am A7

É tempo de cuidar, cuidar da vida

Dm D7/9 G

que é sagrada, nosso bem maior!

AmAm/9 F

Que vem de Deus e Ele nos conduz,

F/E Dm7 G7 C

seguimos o caminho guiados por sua luz!

C Dm7

1. Maria, mãe bondosa, com teu materno auxílio

Em7 Am F

ouvimos o Senhor que nos diz:

C G7/9 F C

Coragem, tua fé te salvou!

2. Maria, mãe querida, por tua intercessão

ouvimos o Senhor que nos diz:

Coragem, tua fé te salvou!

3. Saúde dos enfermos, por tua proteção

ouvimos o Senhor que nos diz:

Coragem, tua fé te salvou!


Na situação atípica decorrente da pandemia da Covid-19, nesta sexta-feira, 02 de outubro, dia dos santos Anjos da Guarda, a Diocese de Erexim iniciou a novena preparatória de sua 69ª Romaria de Fátima, com a seguinte programação: às 6h30, missa no Santuário, às 12h, oração do Ângelus, no Santuário, às 20h procissão motorizada com partida de pontos diversos da cidade a cada noite, culminando com missa no Santuário. As missas têm participação limitada a 30% da capacidade do Santuário, em torno de 120 pessoas. A missa da manhã e a oração do Ângelus são transmitidas pelo facebook e o canal do Youtube do Santuário. A procissão e a missa da noite estão tendo transmissão pelos mesmos meios e por rádios, entre elas Virtual, Difusão AM e FM, Tchê Erechim e Aratiba.]

Tema e lema da Romaria

No contexto da pandemia, do ano jubilar de ouro da Diocese e da Campanha da Fraternidade sobre a Vida, dom e compromisso, o tema da novena e da Romaria de Fátima deste ano é: Com Maria, cuidar da vida da saúde, e o lema: Tua fé de salvou, a palavra de Jesus para a mulher doente havia 12 anos que tocou nas vestes dele na certeza de ser curada. Tema e lema serão refletidos em diversos aspectos durante a novena.

Intenções da Romaria

Cada romeiro, com participação presencial ou à distância, tem seus agradecimentos e seus pedidos a Deus por meio de Maria. Mas a todos são propostas três intenções comuns:

- para proclamarmos, com Maria, as maravilhas de Deus em nossa Diocese em seus 50 anos e para sermos sempre mais Igreja de comunhão e participação;

- para vencermos, com o auxílio N. Sra. de Fátima, as consequências da pandemia Covid-19, com permanente cuidado com a vida e a saúde;

- para que, com a graça divina e a nossa solidariedade, os doentes e idosos se sintam fortalecidos na esperança e os seus cuidadores e profissionais da saúde, revigorados no serviço a eles.

Este ano, devido à pandemia, a romaria não terá a presença da multidão de romeiros

Atendimento no Santuário de Fátima durante a novena da Romaria

Como não haverá a costumeira procissão da Catedral ao Santuário, ele estará aberto desde as 06h para a oração dos devotos, com oportunidade de bênção e confissão. Quem tem sua promessa de participar da procissão pode dirigir-se a pé ao Santuário, fazer sua oração e, se desejar, pedir a bênção ou para ser atendido em confissão.

O trajeto da procissão em cada noite da novena de Fátima

Pelos protocolos de prevenção à pandemia, não pode haver aglomeração de pessoas. Por este motivo, não está havendo a procissão a pé da Catedral ao Santuário nas noites da novena e no dia da Romaria de Fátima. Em vista disso, há procissão motorizada, com a imagem de N. Sra. num carro de som, seguida por devotos em seus veículos. Na esplanada, está havendo a bênção dos motoristas e dos carros e, enquanto houver4 vaga, poderão ficar no estacionamento e acompanhar a missa. O início desta procissão de cada noite e do dia da romaria é o seguinte:

- dia 02, sexta-feira, Catedral;

- dia 03, sábado, igreja do Bairro Jabuticabal;

- dia 04, domingo, igreja Santa Luzia, Bairro Atlântico;

- dia 05, segunda-feira, igreja São Pedro;

- dia 06, terça-feira, da igreja Sagrado Coração de Jesus do Polígono 21 de abril;

- dia 07, quarta-feira, igreja Santo Antonio do Bairro do Linho;

- dia 08, quinta-feira, a igreja N. Sra. Aparecida, Bairro Progresso;

- dia 09, sexta-feira, da igreja N. Sra. da Salette, Bairro Três Vendas;

- dia 10, sábado, da Capela das Irmãs da Sagrada Família de Maria, Rua Polônia;

- dia 11, dia da Romaria, às 09h, Catedral São José.

83 visualizações0 comentário