A Voz da Diocese - Dia especial de oração e de louvor a Deus pelo dom da Vida Consagrada


Dia especial de oração e de louvor a Deus pelo dom da Vida Consagrada

De 02 a 09 de outubro de 1994, foi realizada a nona Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema foi: A Vida Consagrada e sua Missão na Igreja e no mundo. A partir das reflexões dos seus 244 participantes com direito a voto, o Papa São João Paulo II publicou a exortação apostólica “Vida Consagrada”, datada de 25 de março de 1996, festa da Anunciação do Senhor.

A partir daquele seu documento, São João Paulo II instituiu o Dia Mundial da Vida Consagrada, a ser celebrado no dia 02 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor no Templo de Jerusalém, a partir de 1997. Assim, no próximo dia 02, o evento terá sua 24ª celebração.

São João Paulo II inicia a mencionada exortação apostólica dizendo: “A vida consagrada, profundamente arreigada nos exemplos e ensinamentos de Cristo Senhor, é um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito. Através da profissão dos conselhos evangélicos, os traços característicos de Jesus — virgem, pobre e obediente — adquirem uma típica e permanente ‘visibilidade’ no meio do mundo, e o olhar dos fiéis é atraído para aquele mistério do Reino de Deus que já atua na história, mas aguarda a sua plena realização nos céus.”

Em continuidade, o autor recorda que ao longo da história da Igreja muitos homens e mulheres optaram por este caminho especial de seguimento a Cristo, deixando tudo como os Apóstolos, colocando-se plenamente a serviço de Deus e dos irmãos. Nos muitos carismas de vida espiritual e apostólica, manifestaram o mistério e a missão da Igreja, contribuindo para renovar e enriquecer a sociedade.

Em vista deste dom maravilhoso e enriquecedor para a vida cristã, São João Paulo II convida a todos à ação de graças a Deus por todos os religiosos e religiosas, quer de vida contemplativa ou dedicados às obras de apostolado e promoção humana, bem como por outros grupos de consagrados.

Ele observa que a vida consagrada, pressente na Igreja católica em todo o mundo, está particularmente viva nas Igrejas ortodoxas e ressurge nas Igrejas e comunidades eclesiais nascidas a partir do movimento de Lutero, em 1517, o que constitui estímulo ao ecumenismo, “que alimenta o desejo de uma comunhão cada vez mais plena entre os cristãos, ‘para que o mundo creia’”.

Na mensagem para o primeiro Dia Mundial da Vida Consagrada, 02 de fevereiro de 1997, como já se disse, o Papa que o instituiu ressaltou que a data pretendia valorizar sempre mais o testemunho das pessoas que escolheram seguir Cristo mais de perto e para elas mesmas ocasião para renovar seus propósitos e reavivar seus sentimentos na sua doação ao Senhor. E explicitou três objetivos da comemoração: primeiro, louvar mais solenemente o Senhor, e agradecer-Lhe o grande dom da vida consagrada, que enriquece e alegra a Comunidade cristã com a multiplicidade dos seus carismas e com os frutos de edificação de tantas existências, totalmente doadas à causa do Reino; segundo, promover o conhecimento e a estima pela vida consagrada, por parte de todo o povo de Deus; terceiro, motivar os próprios consagrados e consagradas a “celebrar em conjunto e solenemente as maravilhas que o Senhor realizou nelas, para descobrir, com um olhar de fé mais lúcido, os raios da divina beleza difundidos pelo Espírito no seu gênero de vida, e tomar consciência mais viva da sua insubstituível missão na Igreja e no mundo”.

Que seja assim celebrado o Dia Mundial da Vida Consagrada no segundo dia do segundo mês deste ano. Que os religiosos e religiosas tenham a certeza de nosso apreço e de nossa prece por eles e por novas vocações para todas as congregações e institutos de consagrados e consagradas.

Pe. Antonio Valentini Neto – Administrador Diocesano de Erexim.

6 visualizações0 comentário