A Voz da Diocese

SEMANA NACIONAL DA VIDA

Caros irmãos e irmãs: Uma saudação a todos os que nos acompanham.

De 1º a 08 de outubro celebramos a Semana Nacional da Vida encerrando com o Dia do Nascituro. Por isso gostaria de trazer presente o tema proposto para esta semana, citando o texto de Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande, RS, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, na apresentação do livro de encontros para esta semana, chamado “Hora da Vida”. Em tempo de pandemia, mais do que nunca, valorizar a vida é nosso compromisso.

Dom Ricardo diz: “Neste ano, o tema da Semana Nacional da Vida retoma a Campanha da Fraternidade “Vida: dom e compromisso”. Somos convidados a viver cada dia dessa semana com disposição interior de levarmos o Evangelho da Vida aos corações que precisam de cuidado e atenção. Se estamos tentando superar uma crise sanitária e social, é bem verdade que também estamos numa crise moral. O Papa São João Paulo II já apontava uma causa de toda essa crise moral: um ataque desenfreado contra a família, a célula da sociedade, o santuário da vida. A família “é o lugar onde a vida, dom de Deus, pode ser convenientemente acolhida e protegida contra os múltiplos ataques a que está exposta e pode desenvolver-se segundo as exigências de um crescimento humano autêntico” (São João Paulo II, Centesimus annus, 39). Com a crise da família, a sociedade toda entra em colapso. Por isso, o Papa apresentava a família como um valor imprescindível: “Determinante e insubstituível é e deve ser considerado o seu papel para promover e construir a cultura da vida (São João Paulo II, Evangelium vitae, 92) contra a difusão de uma autocivilização destruidora” (São João Paulo II, Gratissimam sane, 13). Os encontros foram pensados e elaborados com muito carinho e amor para que todos possam fortalecer a fé e vivenciar, nas famílias e comunidades, uma consciência cada vez maior em prol da vida. “Ele viu, sentiu compaixão e cuidou” (Lc 10,33-34), portanto, façamos nossa parte: escolhe, pois a vida, é tempo de cuidar”. (Hora da Vida, texto digital, CNBB).

A vida é dom de Deus e precisa ser promovida, cuidada e defendida da concepção ao seu fim natural. Cada paróquia, cada comunidade incentive as famílias a refletirem e a rezarem intensamente, de modo especial nesta semana em favor da vida. Este é nosso compromisso com o dom maior que Deus nos deu: a Vida.

Dom Adimir Antonio Mazali

Bispo Diocesano de Erexim

4 visualizações0 comentário