A Voz da Diocese

Se

mana Nacional da Família

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué, 24,15).

A Semana Nacional da Família neste ano inicia neste dia 09 de agosto, Dia dos Pais e vai até dia 15. São sete dias especiais de reflexão de temas relacionados à família.

Dom Ricardo Hoepers, Bispo da Diocese de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, ao apresentar o Livro Hora da Família para esta semana, nos diz: “Na alegria do Evangelho queremos viver plenamente a vontade do Senhor em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas casas”. Ele “convida a todos a refletirem e vivenciarem a dimensão do serviço na Igreja, começando em nossas casas. Fazer um itinerário, um caminho, de aprofundamento da fé em família a serviço da comunidade”.

A proposta desta semana é que se celebre este dia dos pais com muita alegria em família, tendo presente a figura de São José como modelo de serviço aos interesses de Jesus. Um verdadeiro testemunho do homem justo e homem de fé.

Refletir também o tema do mês vocacional: “Amados e chamados por Deus”, compreendendo o verdadeiro sentido do amor na família, que tudo supera e tudo suporta.

Convida as famílias a olhar para o sacramento do matrimônio como um caminho de santificação dos esposos, que se fundamenta no amor de Deus.

Faz um apelo aos pais para que busquem educar seus filhos para a superação de si mesmos e o enfrentamento do mundo profissional e social.

Propõe que a família intensifique suas orações juntos, pois, “família que reza unida, permanece unida”. Dedicar um tempo maior para a oração em família.

Destaca-se ainda nesta semana o tema da vida, compreendendo o seu valor da concepção até seu fim natural. Promover e defender a vida é tarefa de todos nós.

Enfim, convida para que nossas famílias sejam luzes para a sociedade, uma luz que brilha a partir da casa, comprometida no serviço ao Senhor, como diz a inspiração da Palavra de Deus para esta semana: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js, 24,15).

Vamos, então, rezar juntos, nesta Semana Nacional da Família, da melhor forma possível, mesmo no contexto da pandemia. Seja em casa ou nas comunidades, conforme for possível. Que a Sagrada Família de Nazaré seja nosso modelo de fé e de esperança. Renovando nossa confiança digamos: “Jesus, Maria e José, nossa família vossa é”!

Deus os abençoe!

Dom Adimir Antonio Mazali

Bispo Diocesano

1 visualização0 comentário