70ª Romaria de Fátima

Atualizado: Out 8

Tema: Com Jesus, Maria e José, caminhar na esperança

Lema: Caminha conosco, Senhor!



Na Sexta-feira, primeiro de outubro, dia de Santa Teresinha, padroeira das missões, a Diocese de Erexim iniciou a novena da 70ª Romaria de Fátima, que tem por tema: “Com Jesus, Maria e José, caminhar na esperança” e por lema: “Caminha conosco, Senhor!” (Lc 24).

A Romaria, dia 10, marcará o encerramento do ano jubilar de ouro da Diocese. Enfoques da novena: Com Jesus, Maria e José, missionários da esperança; vocacionados para a esperança; nas famílias, cultivar a esperança; educar para a esperança; trabalhar na esperança; cuidar da vida com esperança; solidários na esperança; na Eucaristia, alimentar a esperança; rezar com esperança.

Intenções da Romaria:

1. Para que nossa Diocese, celebrando o jubileu de ouro, com a intercessão da Mãe de Fátima, seja sempre mais Igreja de esperança, comunhão e participação, misericordiosa e missionária.

2. Para que, com a intercessão de São José e Maria, com vacina, os cuidados permanentes pela vida e a saúde, superemos a pandemia e suas consequências.

3. Para que os falecidos pela pandemia sejam acolhidos por Deus, as famílias enlutadas e todos os doentes sintam o conforto de N. Sra. de Fátima, Mãe das dores, e a solidariedade fraterna.

Programação diária da novena: missa, às 06h30 (menos domingo, que será às 08h), terço e missa às 14h e às 18h, procissão e missa às 20h. Todos os dias, das 14h até o final da missa da noite, confissões.

Programa do dia da Romaria: Missas no Santuário: às 06h30, às 08h, pelas 10h, na chegada da procissão, às 12h30, 16h30, 18h30. Terço e bênção dos objetos religiosos e com o Santíssimo, às 14h. A missa das 18h30 terá bênção das lembranças religiosas, da saúde e com o Santíssimo Sacramento. Missa na Catedral, às 08h, seguida de procissão até o Santuário e missa.

A forma da procissão: É motorizada, saindo a cada noite de um local da cidade ao Santuário. Neste sábado, ela parte da Paroquia Nossa Senhora da Salete, Três Vendas; domingo, ela parte da igreja Santa Luzia, Atlântico; segunda-feira, da igreja São Pedro; terça-feira, da igreja Santo Antonio, Bairro Aldo Ariolli; quarta-feira, da igreja Santo Antonio Bairro do Linho; quinta-feira, da igreja N. Sra. Aparecida, Bairro Progresso; sexta-feira, da igreja N. Sra. da Salette, Bairro Três Vendas, com percurso em parte diferente do anterior; sábado, da casa das Irmãs da Sagrada Família, Rua Polônia; domingo, dia da Romaria, da Catedral São José.

Textos bíblicos para o dia da Romaria, com leituras próprias.

- Gênesis 12,1-9

- Sl 32(33) 4-5.18-19.20-22

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!

- Ato dos Apóstolos 1,12-14

- Lucas 24,13-19.25-35


EVANGELHO: Lc 24,13-19.25-35

– O Senhor esteja convosco. – Ele está no meio de nós. – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas. – Glória a vós, Senhor.

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?” 19Ele perguntou: “O que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo.

25Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. 28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. 31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

– Palavra da Salvação – Glória a vós Senhor.


6 visualizações0 comentário