Matrimônio

PARA ENCAMINHAR O PROCESSO DE MATRIMÔNIO RELIGIOSO
(Casamento pela Igreja):

1. O processo deve ser encaminhado na paróquia de um dos noivos, de preferência naquela em que vai ser realizada a cerimônia. O encaminhamento deve ser feito 30 (trinta) dias antes da realização do casamento. Mesmo que um dos noivos seja da paróquia "A" e o outro da paróquia "B", mas querem casar na paróquia "C", o processo deve ser encaminhado na "A" ou "B" e reservar a data na "C". Neste caso, quando o processo estiver pronto, antes da data do casamento, com a devida autorização de transferência do pároco em que foi encaminhado, deve ser levado para a paróquia onde vai ser realizada a cerimônia. 

 

2. O horário para o encaminhamento do processo é de 08:30 às 11:45 e de 13:30 às 17:45 de segunda a sexta-feira.

 

3. Para o encaminhamento, é necessário apresentar:

3.1. certidão de nascimento dos noivos (cópia ou original);

3.2. comprovante de encaminhamento do casamento civil - pode ser o recibo de pagamento das taxas;

3.3. certificado da preparação ao casamento ("curso de noivos");

3.4. carnê de contribuição do dízimo atualizado.

 

4. Na mesma oportunidade, é necessário:

4.1. saber informar onde os noivos foram batizados e crismados (se for fácil ter junto a lembrança ou fotocópia ajuda). Os noivos não precisam procurar a certidão de batismo;

4.2. indicar o nome de dois casais ou dois pares de testemunhas para efeitos de registro do casamento.

 

Observações a respeito da cerimônia:

1ª) É indispensável garantir a pontualidade. A hora marcada para a cerimônia é para ela ser iniciada, não para a chegada dos convidados,  depois do noivo e por fim da noiva. A hora marcada, se for 19:00 ou 19:30 ou 20:00 é para o seu início. Os noivos lembrem que há outros compromissos na paróquia.

2ª) A música e o canto - religiosos e não profanos - devem ajudar a criar o ambiente para a celebração litúrgica do matrimônio. O canto está a serviço da cerimônia, não em seu lugar. Não se canta no casamento, mas se canta o próprio casamento.

3ª) Na véspera do casamento, sexta-feira, às 18:45, na Catedral, há um pequeno ensaio da cerimônia com um dos padres da paróquia e oportunidade para a confissão em preparação ao casamento, se os noivos ainda não a tiverem feito.

4ª) Quanto à decoração: deve ser feita antes do primeiro casamento do dia e mantida até o final do último se houver mais de um. Para isto, os noivos dos casamentos do dia devem se entender entre si. Evitar toda ostentação e alteração da disposição do recinto. Na decoração, não podem ser utilizadas velas.

5ª) Para garantir a limpeza e evitar risco de queda de pessoas, não se permite jogar arroz, flores ou outras coisas quando os recém casados saem da igreja.